dicas1

Como Escovar

  1. A escova deve ser posicionada em um ângulo de 45º entre os dentes e a gengiva.
  2. Os movimentos devem ser curtos e suaves de “vai e vem”.
  3. Para limpar atrás dos dentes, é necessário posicionar a escova verticalmente e fazer movimentos para cima e para baixo. Repita a operação na arcada inferior.

Como Usar o Fio Dental

  1. Corte cerca de 45 cm de fio dental e enrole as extremidades do fio em cada um dos dedos médios.
  2. Mantenha o fio esticado, insira-o nos espaços interdentais de forma a penetrar um pouco na gengiva, sem ferí-la.
  3. Curve um pouco o fio de forma que o mesmo envolva o dente formando um “C”. Deslize suavemente.

Escova de Tufo Único

As escovas de tufo único devem ser utilizadas dente a dente, em movimentos circulares próximos da gengiva. O formato cônico das cerdas permite limpar o espaço entre a gengiva e o dente, local de grande concentração da placa bacteriana.

Modo de Usar: Comece pelo último dente inferior esquerdo, prossiga pelo lado de dentro até atingir atrás do último dente direito. Termine limpando o lado de fora dos dentes da mesma arcada. Siga a mesma seqüência para a arcada superior.

Escova Interdental

A escova interdental garante uma melhor remoção de resíduos alimentares e da placa bacteriana dos espaços entre os dentes, onde a escova não alcança e o fio dental não for eficiente para a higiene completa.

Modo de Usar: Introduza a escova nos espaços interdentais e execute movimentos curtos e suaves, para frente e para trás.

Açai Odonto

Capaz de identificar a placa dental no tratamento preventivo da cárie e no controle de doenças bucais, o corante de açaí foi uma das novidades no 26º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, realizado em Janeiro passado.

Desenvolvido pela Universidade Federal do Pará em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), este produto ainda não possui contra-indicação e apresenta baixo custo de produção. Segundo a Embrapa, o corante de açaí está sendo patenteado nos EUA. Para a comercialização, falta a análise e aval do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).